Conteudo extraido do site: http://blogs.technet.com/
Pierre Roman | Technology Evangelist
Olá pessoal,
Como você deve saber, eu tenho viajado por todo o país para a nuvem e Summit Mobility. Durante esses eventos Fomos correndo dias longos “campos” ou treinamento prático tanto para “Introdução ao Microsoft Azure para profissionais de TI” e “Introdução ao Gerenciamento de Identidade & Business Mobility Enablement para profissionais de TI”
Durante estes campos de um monte de perguntas / cenários são discutidos. Hoje eu queria cobrir instantâneos no Azure desde a sua um tema que continua voltando.
Antes de ir, eu recomendo este Microsoft Virtual Academy treinamento online gratuito para chegar até a velocidade – Microsoft Azure IaaS mergulho profundo Jump Start e se você estiver interessado em Enterprise Mobility você tem que verificar esta série webcast .
VM Snapshots
Primeiro, deixe-me ir no registro de dizer que eu não sou um grande fã de Snapshots. Não porque eles não servem a propor, mas porque eles são regularmente utilizados como um substituto de backup adequada. Discutiremos backups de VM em um próximo post. mas por enquanto vamos apenas mantê-lo para snapshots de máquinas virtuais.
Em Azure não estamos tendo um instantâneo da mesma maneira que tirar fotos / checkpoints em Hyper-v. Em Azure, um instantâneo blob é uma versão somente leitura de uma bolha que é tomada em um ponto no tempo. Uma vez que um snapshot foi criado, ele pode ser lido, copiado, ou excluído, mas não modificado. Snapshots fornecer uma maneira de fazer backup de um blob como aparece nesse momento no tempo.
Um instantâneo de um blob tem o mesmo nome que o blob de base a partir da qual a captura é feita, com um valor DateTime anexados para indicar o momento em que a foto foi tirada. Por exemplo, se o URI página blob é http://storagesample.core.blob.windows.net/mydrives/myvhd, o URI instantâneo será semelhante ao http://storagesample.core.blob.windows.net/mydrives/ ? myvhd snapshot = 2011-03-09T01: 42: 34.9360000Z. Este valor pode ser usado para referenciar o snapshot para outras operações. Instantâneos de um blob compartilhar sua URI e se distinguem apenas por este valor DateTime
Criando uma VM Snapshot
Para a criação de um blob instantâneo VM vamos usar um script PowerShell criado por um amigo meu, Chris Clayton . Você pode baixá-lo aqui . Uma vez baixado o que você precisa para expandi-lo para um diretório local e você terá a seguinte estrutura e arquivos.
Antes de ir e executar todos os scripts há algumas coisas a ter em conta.
1- Verifique se você tem o mais recente do Windows Azure PowerShell Module. Você pode seguir o passo descrito aqui .
2- Você precisa baixar e importar o certificado usando o seguinte comando PowerShell. Get-AzurePublishSettingsFile e Import-AzurePublishSettingsFile
3-Você precisa editar o arquivo Subscription.CSV para incluir o seguinte:
- SubscriptionName
- SubscriptionId
- CertificateThumbprint
o SubscriptionName (1) e o SubscriptionId (2) pode ser encontrado na aba Configurações do portal Azure
E o CertificateThumbprint (3) pode ser encontrada em Configurações> Gerenciamento de certificados.
3- Agora que a informação está em um lugar onde o script pode chegar a ela, vamos executar o script SnapshotVirtualMachine.ps1 para capturar o instantâneo Blob. (O comando deve estar em uma linha. É tenha sido formatado para caber nesta página. )
./SnapshotVirtualMachine.ps1
-subscriptionName “Consumo Microsoft Azure Interno”
-cloudServiceName “azrsnapshot”
-virtualMachineName “instantâneo”
-shutdownMachine -snapshotOsDisk
-snapshotDataDisks
Você vai notar que o comando inclui – shutdownMachine. É recomendável que você desligar a máquina virtual para executar o instantâneo. Principalmente porque esta é uma função de armazenamento do Azure não uma função hypervisor.
se tudo correr bem, você vai ter o seguinte display.
Gerenciando Snapshots
O arquivo ZIP que você baixou roteiro continha vários outros scripts para permitir que você gerencie seus instantâneos:
GetSnapshotList.ps1
./GetSnapshotList.ps1 -subscriptionName “SubscriptionName” -cloudServiceName “CloudServiceName” -virtualMachineName “VMName” -maximumDays 15
O “-maximumDays” padrão parâmetro é 30, se você não especificar um. no nosso caso, usamos 15 para mostrar as possibilidades de comando.
DeleteOldSnapshots.ps1
./DeleteOldSnapshots.ps1 -subscriptionName “SubscriptionName” -cloudServiceName “CloudServiceName” -virtualMachineName “VMName” -maximumDays 15
RestoreVirtualMachine.ps1
O formato da data é tomado a partir do resultado do comando DeleteOldSnapshots.ps1.
./RestoreVirtualMachine.ps1 -subscriptionName “SubscriptionName” -cloudServiceName “CloudServiceName” -virtualMachineName “VMName” -utcRestoreDate “2013-julho-18 15:00:00” -restoreDataDisks
Espero que isso ajude,
você pode usar um pouco dessa código para automatizar o processo de instantâneo …. lembre-se que um instantâneo não é um substituto adequado para uma estratégia de backup real.
Cheers!
No Responses